Educação divulga Calendário de 2014 em Canavieiras

Sede da Secretaria Municipal de Educação
Ascom

Através da Portaria nº 726/13, o prefeito Almir Melo aprovou o Calendário Escolar para o ano letivo de 2014, conforme planejamento realizado pela Secretaria Municipal da Educação. O calendário sofreu algumas modificações nos dias do ano letivo, especialmente por se tratar da realização da Copa do Mundo, nos meses de junho e julho.

De acordo com a secretária municipal da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos, o Calendário Escolar de 2014 tem início com a Jornada Pedagógica, agendada para os dias 10 e 11 de fevereiro do próximo ano. Uma semana após – 17 de fevereiro –, serão iniciadas as aulas, com encerramento previsto para o dia 12 de dezembro, num total de 200 dias letivos.

Além dos feriados, dias santos e comemorações ligadas à educação e cultura, o Calendário Escolar prevê os recessos de Carnaval – 1º a 5 de março –, Semana Santa – de 17 a 21 de abril –, recesso da Copa do Mundo – de 12 de junho a 14 de julho. Os resultados parciais do Rendimento Escolar estão previstos para 12 de dezembro; os Estudos de Recuperação de 15 a 17 de dezembro; o Conselho de Classe no dia 18 de dezembro; e a Entrega das Atas dos Resultados Finais no dia 19 de dezembro.

As Unidades estão distribuídas nas seguintes datas: 1ª Unidade – de 17 de fevereiro a 26 de abril; 2ª Unidade – de 28 de abril a 31 de julho; 3ª Unidade – de 1º de agosto a 3 de outubro; e 4ª Unidade – de 6 de outubro a 12 de dezembro. Conforme o Calendário Escolar, cada uma das unidades terão 50 dias letivos.

Explica a secretária Emília Cristina, que o Calendário Escolar de 2014 é considerado atípico por se tratar da realização da Copa do Mundo da Fifa no Brasil. Segundo ela, devido ao grande interesse das pessoas assistirem, ao vivo ou através dos veículos de comunicação (rádio e TV) os jogos da Copa do Mundo, existe uma recomendação para a flexibilização das datas e horários no período dos jogos.

Informa, ainda, a professora Emília Cristina, que na Educação, como existe um período de férias juninas, bastou uma simples adaptação para readequar o calendário anual. “O importante é que os alunos não sofrerão nenhum tipo de prejuízo, pois os dias letivos serão realizados em sua totalidade, conforme exigência da legislação”, conclui a secretária.